Quem diria que uma sola vermelha se tornaria tão
famosa e se transformaria em sinônimo de elegância e bom gosto? Christian
Louboutin, estilista que dá nome a sua própria marca, teve a ideia de pintar a
sola dos sapatos, quando um dia resolveu usar o esmalte, vermelho é claro, que
uma de suas funcionarias sempre pintava as unhas. “Uma
funcionária minha sempre pintava as unhas. Um dia peguei o esmalte dela, passei
na sola, e o sapato ganhou vida”, disse
o designer.
Foto de Christian Louboutin
Nascido em 7 de janeiro de 1964, em Paris, Christian
desde pequeno desenhava sapatos em seus cadernos de escola e sonhava em ser
sapateiro. Na adolescência ele largou a escola para seguir o seu sonho de se
tornar um design de sapatos. Seu objetivo era criar algo que
quebrasse as regras e fizesse as mulheres se sentirem confiantes e poderosas.
Depois de viajar e conhecer países como o Egito e a
Índia, o estilista, já de volta a Paris, começou a vender suas criações para
mulheres em cabarés e boates onde “as mulheres ficavam nuas mas continuavam
calçadas”. Ex – aprendiz de Charles
Jourdan, Louboutin trabalhou para marcas como: Roger Vivier, Chanel, Christian
Dior e Yves Saint Laurent.
Em 1992 abriu sua primeira loja em uma galeria próxima
ao museu do Louvre. Quatro meses depois a marca decolou a partir de uma matéria na
revista americana W Magazine. A repórter, que tinha ido para Paris com o
objetivo de encontrar novos talentos, contou que sua descoberta foi feita
escutando uma conversa em que a princesa Caroline de Mônaco elogiava os sapatos
de sola vermelha.
O sapato com as famosas solas vermelhas
A partir daí, o designer caiu no gosto e se tornou
objeto de desejo de qualquer mulher que goste um pouco de moda. Hoje em dia, Christian
Louboutin tem cerca de 36 lojas, sendo 2 em São Paulo, e está em mais de 51
países do mundo.
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